“BOTE FÉ: o que significa?
Quando se prepara um
Prato e vê que falta o
Sal, então ‘bota’ o sal. É
Assim também na nossa
vida. Se queremos que ela
tenha realmente sentido e
plenitude(...), digo a cada
um de vocês: ‘BOTE FÉ’ e a
vida terá um sabor novo.”
Entre outras, esta é uma das frases marcantes de Francisco em sua passagem pelo Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude.
Peregrinos do mundo todo foram agraciados com a primeira visita do Pontífice ao Brasil, Com a sua humildade, cativou e conquistou, não só os católicos presentes quanto pessoas de diferentes credos e religiões do mundo inteiro.
Em seus discursos, tratou de temas desde a pobreza – física ou espiritual – a temas políticos, encorajando os jovens a nunca desanimarem diante de injustiças e desvios.
“Vocês queridos jovens (...), muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício. Também para vocês (...) repito: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança.”
E finaliza com citação do evangelho de João: “A realidade esta ao lado de vocês, trazendo-lhes o bem precioso da fé de Jesus Cristo, que veio para que todos tenham vida e vida em abundância.” (Jo 10,10)
Com a estimativa de aproximadamente 2 milhões de jovens, do Brasil e do mundo, nossa cidade, Garça - SP, não passou em branco e cerca de 20 jovens tiveram a oportunidade de se aproximar do santo padre. Em entrevista ao Blog JCC, alguns dos jovens nos contam sobre esta experiência.
VOZ DOS JOVENS
Questionado sobre qual a impressão teria de Papa Francisco antes e depois da JMJ, Vinícius Santos da Cruz, seminarista, responde:
“Sinceramente, o antes e depois do Papa Francisco não mudaram em nada, estando na JMJ e vendo próximo a mim e de milhões de jovens de todo o mundo, só mostrou mais ainda aquilo que ele mesmo antes de se tornar Papa, como cardeal e arcebispo de Buenos Aires (ARG), ele manteve sua simplicidade e afabilidade para com todos.”
Lanay Granato Izidoro, Paróquia São Pedro Apóstolo, fala sobre a expectativa superada na JMJ 2013:
“Com toda a certeza! (expectativa superada) Foi uma experiência maravilhosa e inesquecível. Fui esperando algo menor e quando cheguei lá eram milhares de pessoas. Jovens unidos por um só objetivo. Não tinha idioma ou cultura que nos impedia de adorar um só Deus e isso foi incrível (...)”
Sobre a sensação de estar próxima ao sumo pontífice, Edilene Cesário diz:
“Estar próximo do Papa foi uma sensação realmente inexplicável, não existe palavras que possam descrever tamanha emoção, ver seu sorriso, sentir a paz que ele transmite é praticamente impossível. Somente vivendo para compreender e sentir.”
E para finalizar, Vinícius fala sobre, entre todas as experiências vividas na JMJ, o que trará para a sua ‘Comunidade’:
“De tudo o que pude vivenciar na JMJ, trago em meu coração e quero transmitir mais ainda para minha comunidade o reforço do valor da simplicidade para com todos, no qual foi muito enfatizado e demonstrado em todos os atos realizados pelo nosso querido santo padre o Papa Francisco.”
________________________________________________________________
Arquivo pessoal |
“BOTE FÉ”, que vale a pena ser cristão, sendo imagem e semelhança de Cristo Jesus. Abraços! (Vinicius Santos da Cruz)
______________________________________________________________
“A JMJ Rio 2013, representou: Sacrifício, união, laços e novas experiências.” (Lanay Granato Izidoro)
______________________________________________________________
Arquivo pessoal |
“Emocionante, surpreendente, envolvente e simplesmente incomensurável. Literalmente ‘Deus faz, Deus junta, Deus realiza’.” (Edilene Cesario)
Adilson Adorni Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário