sábado, 20 de julho de 2013

Rumo à Jornada Mundial da Juventude


Garça (a cerca de 400 quilômetros da capital, São Paulo) está a mais de 800 quilômetros do Rio de Janeiro. Mais a distância fica mais curta à medida que cresce a expectativa para a Jornada Mundial da Juventude.


Pelo menos 20 jovens deverão rumar de Garça para o Rio de Janeiro, de acordo com o Pe. Evandro, pároco da paróquia São Pedro Apóstolo. Incluindo os demais municípios próximos, o numero deverá ser maior.


O Brasil deve ser o único País a receber uma visita do Papa Francisco em 2013, sendo o seu primeiro destino internacional.

Sua chegada está prevista para o dia 22 de julho. Estão previstas, aparições publicas, momentos de oração e discursos, além de uma passagem pelo Santuário Nacional de Aparecida. O principal compromisso, no entanto, será a participação na Jornada Mundial da juventude no Rio de Janeiro. A se confirmarem as expectativas, Papa Francisco deve ser ouvido e acompanhado de perto por cerca de 2,5 milhões de jovens de diversas partes do mundo.

"A expectativa é a melhor possível a JMJ será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor de braços abertos a nos acolher será uma grande alegria, sem contar a quantidade de jovens que são esperados de todo o mundo. Estaremos estar na presença do sucessor de Pedro, nosso Papa Francisco que já demonstrou seu jeito humilde, acolhedor e também alegre. O Papa é nosso pastor e nos como ovelhas reconhecemos sua voz! 

Eu estarei em minha primeira Jornada Mundial da Juventude. Uma coisa que aprendi em alguns anos de caminhada é que amamos o que conhecemos, neste caso a jornada é um grande momento da Igreja em particular para os jovens de conhecer e experimentar mais sobre a fé que professa. Contudo o jovem tem que ter a consciência de que ele é o futuro da Igreja.

Imagina trazer para minha comunidade os momentos que viverei de oração, aprendizado, partilha porque cada paróquia tem sua identidade sua maneira de trabalhar com os jovens. Mostrar que o jovem com sua força e determinação pode auxiliar na vida de outros jovens que ainda não participam da Igreja. Sem deixar de lado a alegria de ser um(a) jovem em Cristo que ama sua Igreja.
Eliete de Melo Cavalcante Belusi, Paróquia São Pedro

"É uma expectativa muito boa. Há meses que estamos nos preparando para a JMJ(Jornada Mundial da Juventude) 2013, é uma sensação de alívio e também de missão cumprida. Estou muito ansiosa e feliz de poder estar representando nossa cidade e também nossa Paróquia, afinal, é um evento único onde estaremos em comunhão com vários jovens do mundo todo e receberemos também a excelentíssima presença de nosso Papa Francisco. Com certeza vão ser momentos únicos e inesquecíveis. 

O jovem é o futuro da nossa igreja, por isso é tão importante esse incentivo e também esse convite para trazer mais jovens para nossa paróquia, para conhecerem e sentirem o sincero e verdadeiro amor de Deus. 

Espero voltar renovada pelo amor de Deus e ainda mais animada para trabalhar com jovens e mostrar para toda a juventude de nossa cidade que eles são chamados a participar do Reino de Deus e fazer a diferença a onde quer que eles estejam."
Lanay Granato Izidoro, Paróquia São Pedro Apóstolo.

"A minha expectativa é imensa, pois quando alguém me pergunta sobre a Jornada Mundial da Juventude, eu respondo, "Não estou indo APENAS para um passeio, estou indo para uma evangelização em massa, no qual milhões de jovens com suas diferentes nacionalidades irão professar uma unica fé em nossa Santa Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo e sucedida por vários Bispos de Roma e no caso, no presente momento, nosso querido Papa Francisco".

Ansiedade não me falta, pois a cada dia que se aproxima, meu coração senti a alegria de ser fiel católico. 

A JMJ(Jornada Mundial da Juventude) RJ 2013, também está sendo minha primeira Jornada, se Deus quiser a primeira de muitas, e sem dúvida alguma, o Brasil jamais será o mesmo depois desta jornada, não somente ao jovens que professam fé católica, mas para todos os jovens. A jornada incentivará e mostrará que a Igreja precisa de todos, sem deixar nenhum de fora, pois juntos podemos mais, e a Igreja precisa de nós, assim como nós dela. Dessa forma formamos uma unica unidade em Jesus Cristo. 

Creio que o meu amor, e de muitos outros jovens, à Jesus e à nossa Igreja será revigorado, pelo fato que iremos não apenas a uma Jornada Mundial da Juventude, estamos indo peregrinar, orar e evangelizar. E ao retornar desejo poder também levar esse ardor missionário a todos os jovens das comunidades e paróquias que participo. Grande abraço pessoal ;D Fique com DEUS!!!"
Vinícius Santos da Cruz - Seminarista da Paróquia Santa Cecília de Álvaro de Carvalho (Estágio Pastoral) e Paróquia Sagrada Família de Lucélia/SP (Origem).



Em entrevista especial ao Blog JCC, Pe. Evandro César Batista Ribeiro, Pároco (Paróquia São Pedro Apostolo), fala sobre a Jornada Mundial da Juventude:

Qual a importância do incentivo à maior participação dos jovens na vida da igreja?
Crescemos ouvindo que o jovem é o futuro da igreja e sociedade. A igreja encara a participação dos jovens como o hoje. Quem faz o futuro é Deus, mais quem estará participando deste futuro é o jovem.

Com base religiosa na fé, não permitindo que sua fé seja abalada, despertando a curiosidade de querer saber mais sobre sua igreja e formando assim o alicerce para a vida da igreja, não física mais em sociedade, fazendo a obra acontecer.  

Jovens evangelizando jovens, falando a mesma língua, até chegar o tempo de se amadurecer e crescer juntos, formando outras pastorais, outros movimentos, nunca perdendo o foco que é Jesus cristo. Servindo então de alicerce, não só espiritual mais também profissional e familiar para até quem ira começar a constituir uma família.  
A importância do jovem ativamente é esta, é o vigor, é a esperança, é o ânimo para que os mais antigos saibam que deixaram um legado, uma herança.

Qual a expectativa para a Jornada Mundial da Juventude? 
Primeiramente a Participação, a estimativa é de que se possa chegar a 2 milhões de Jovens. É muito importante que o Jovem, não apenas curta este momento único, mas trazer pra si esta experiência, não só participar mais trazer essa experiência para dentro da sua comunidade, do seu Grupo, para os demais jovens. Que este evento não tenha apenas uma campanha com data pra começar e outra pra terminar, mais que este aprendizado leve o jovem a transmitir este propósito, passando esta esperança pra frente.
O que você espera da pós-jornada? 
O Cumprimento com a palavra, aproveitar, sim, as atrações turísticas etc, mais não perder o foco principal que é o momento religioso e por fim a realização do sonho que se criou. Saber que para um ministério, uma pastoral, um grupo de oração, de jovens primeiramente passa pela renúncia, muitas vezes passando por cima do que agente acredita ou sua preferência em função da maioria, ter perseverança no trabalho que estou realizando e ao mesmo tempo desfrutar do prazer que tudo isso tem provocado não só em mim mais nos outros jovens, outros participantes, aqueles que vêem pela primeira vez sem base nenhuma familiar, aquele que vem pela primeira vez que tem base familiar mais não tem base religiosa então a pós-jornada é justamente isso o que for vivenciado lá, colocar em pratica aqui. Encher sua bagagem de experiências e trazer esta experiência para sua paróquia, para o seu meio.
Conclusão  
A conclusão maior que eu gostaria de fazer mesmo seria logo apos (da JMJ), dizendo assim, “Tudo deu certo, tudo ocorreu perfeitamente como foi planejado” nós estamos rezando pra isso.
Mais ao mesmo tempo ficar ciente de que Deus é aquele que ensina tirar do mau o bem, te ensinando a tirar uma lição de vida. E para as pessoas que irão pra Jornada, vão com o coração aberto, com o espírito disponível de caridade e de amor e que saibam realmente vivenciar aquele momento, que é um momento único e que façam o melhor para representar a nossa paróquia, a nossa igreja. Permitindo que com este encontro, muitos jovens possam experimentar Jesus pela primeira vez.

O Papa Francisco ficará no Brasil até dia 28 de julho, quando embarca de volta a Roma.


Adilson Adorni Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário